Como você pode impulsionar sua marca pessoal

Podemos comparar uma marca pessoal a um combustível – que se bem usado – potencializa sua imagem de liderança e a leva com força para o mercado.

Todos nós no mercado precisamos de uma estratégia pessoal de marca. Uma marca pessoal bem construída ajudará em muitas áreas da sua vida, incluindo o crescimento de sua empresa, o avanço da própria carreira e a atenção da imprensa.

Primeiro, vamos ter uma imagem clara do que não é uma marca pessoal.

Uma marca pessoal não significa estar presente nas redes  sociais. As redes sociais são apenas uma ferramenta que, quando usada da maneira correta pode melhorar uma marca pessoal. Na verdade, esses perfis online representam o que você gostaria de ser.

Criar uma marca pessoal não é o mesmo que fazer autopromoção. A autopromoção começa e acaba com o interesse próprio, enquanto a marca pessoal envolve o ato de servir aos outros. Comece a trabalhar no interesse de outros e sua marca pessoal entrará em cena.

Uma marca pessoal não é o que você faz. Ao invés disso, mostra quem é você de fato, sua personalidade e opiniões pois são a partir delas que você mostra o que entrega de valor ao mercado.

Outro fato que acontece muito é confundir uma marca pessoal e a liderança de pensamento, mas aí você se perguntar: Então o que seria a tal liderança de pensamento? E como diferenciar uma da outra?  A liderança do pensamento é a estratégia e as ações táticas que trazem à tona todo o seu conhecimento e experiência em determinada área. Uma marca pessoal é a “cola” que sustenta essa imagem que está sendo construída. É a partir dessa compreensão que você ajuda o mercado a enxergar sua autoridade e reputação.

A marca pessoal define o que você pretende com seu negócio, demonstra para quem trabalha, sejam clientes, parceiros ou fornecedores. Cria o sentimento de que você conhece tanto sobre determinados assuntos que pode ser procurado para dar conselhos, opiniões, entrevistas, etc.

Pense que, ao criar uma marca pessoal, você pode leva-la como uma marca registrada pois é algo só seu e que pode carrega-la a qualquer lugar, seja em seus próprios projetos ou como colaborador em alguma empresa.

Aqui está uma estratégia de branding pessoal para ajudá-lo a desenvolver sua própria marca.

1.Concentre-se em uma área de especialização

Não tente ser o especialista em tudo. As pessoas têm dificuldade em se envolver com alguém com várias áreas de especialização. Foque seus conhecimentos em uma área e seja o mais específico possível.

Por exemplo, ao invés de se apresentar como especialista em segurança, busque algo como Especialista em segurança de dados para o setor financeiro. Não tenha medo de verticalizar sua imagem. No primeiro momento você pode pensar que está perdendo oportunidades de negócio – na verdade é o contrário.

2.Crie perfis pessoais que reflitam sua expertise

Aí sim é o momento de pensar nas redes sociais, assim como na bio de seu site. Todos os seus perfis devem mostrar uma mensagem coerente, consistente e convergente. É uma boa oportunidade para exibir seus skills como especialista e suas opiniões.

3.Tenha um blog e produza conteúdos regularmente sobre sua área de especialização

Escrever regularmente em um blog é uma ótima maneira de abordar problemas e tendências que afetam sua indústria. É o espaço ideal para desenvolver pensamentos e demonstrar sua habilidade de trazer soluções.

4.Crie eventos e mostre seu conhecimento “olho no olho”

Falar bem em público e disseminar conhecimento é outra tática muito bem-vinda quando pensamos em construir uma marca pessoal. Ao combinar seus conhecimentos e pontos de vista com uma entrega suave e atraente você ajuda demais a estabelecer sua marca.

Para isso, comece com pequenos eventos locais até que você mesmo(a) se sinta confiante para alçar voos mais altos. À medida que você se torna mais conhecido pelo seu ponto de vista especial e autêntico sua marca pessoal crescerá naturalmente.

5.Crie conteúdos exclusivos ao mercado

Um conteúdo exclusivo, como um livro, um guia ou mesmo um e-book, te descolará dos seus pares, acredite. Contudo, como tudo na vida é preciso se entregar, ter dedicação, adquirir profundidade no assunto que deseja abordar e claro, experiência para criar.

O objetivo é fazer com que as pessoas sejam impactadas com suas ideias. Após isso, sua expertise expressada nesses conteúdos te elevarão a outro nível de percepção.

E como disse acima, uma vez que você colocou seu tempo em prol da criação da sua marca pessoal, ela fatal e felizmente te acompanhará aonde quer você vá.

Uma vez que você colocou o tempo para moldar sua marca pessoal, é seu para sempre. Seguirá você onde quer que você vá, e o que quer que você faça.

Vejamos agora como uma marca pessoal pode se beneficiar em uma área em particular: se tornar um líder de pensamento.

Quais são os benefícios reais na minha carreira, visando gerar a liderança de pensamento?

1.  Gera reconhecimento dentro da sua rede de contatos

Sua marca pessoal bem construída atrai a atenção das pessoas para você. Pense nela como uma etiqueta que diz aos outros que você é um player incontestável em sua indústria.

As pessoas te reconhecerão. Um dos sintomas mais claros é o aumento de solicitações para conexão. Por que? Simples, elas se interessam e enxergam valor no que você faz, o que te ajudará a receber colaborações em algum projeto futuro.

2. Desenvolve o seu negócio

Uma marca pessoal pode impulsionar um negócio. São vários os exemplos de empresários e empreendedores que adotam a estratégia de construção de uma marca pessoal para elevar o valor e o reconhecimento da sua empresa. O resultado é você partir de um empresário solitário para um profissional conhecido com credibilidade.

3. Você entrega mais confiança nas suas ideias às pessoas

À medida que você trabalha em sua marca pessoal em sua vida pessoal e profissional, você desenvolve uma luz própria. Você sabe quem você é – seu ponto de vista, suas opiniões e seus valores. Ao compartilhar essa autenticidade com as pessoas e receber feedbacks positivos os seus níveis de confiança e autoestima crescerão proporcionalmente. A confiança é uma das marcas de identificação da verdadeira liderança do pensamento.

4. Cria oportunidades de exposição na mídia

Como jornalista e fundador da Híbrida Comunicação, posso dizer com toda certeza que se você desenvolve e molda sua marca pessoal, será um caminho natural você ser entendido como autoridade para os meios de comunicação. O desejo principal dos veículos e ouvir quem tem o que dizer – COM CONHECIMENTO. Portanto, trabalhar sua marca pessoal, facilita a convocação para entrevistas, o que potencializa exponencialmente o alcance que suas ideias para quem você deseja atingir.

5. Gera novas oportunidades de carreira

De qualquer forma, planejando ficar com sua empresa para sempre ou se está pensando em mudar de ares com um novo projeto, uma marca pessoal bem construída certamente te ajudará. Muitos que desenvolveram uma forte marca pessoal tem mais facilidade de receberem convites para uma nova oportunidade na carreira. Isso porque você acha que as pessoas te conhecem, mas podem não saber quais são seus reais conhecimentos, opiniões e pontos fortes.

Por isso, não se esqueça dos seguintes pontos:

  • Uma marca pessoal pode ajudar na construção de uma rede – tanto on-line como em eventos pessoais;

  • Uma marca pessoal te ajuda a também construir o seu negócio;

  • Novas oportunidades de mídia muitas vezes surgiram por causa de uma marca pessoal sólida;

  • Pessoas com uma marca pessoal bem definida geralmente encontram novas oportunidades de carreira com maior facilidade;

Tenha em mente o seguinte: independente de qual setor você faça parte, uma marca pessoal é uma mercadoria valiosa sem data de validade e pode te ajudar a construir um futuro mais espetacular do que imagina.

 

 

Post by Lucas Paschoal

Lucas é jornalista e fundador da Híbrida Comunicação, agência de comunicação que atua como assessoria de imprensa, relações públicas, consultoria e produtora de conteúdo voltada a startups, PMEs e profissionais liberais.

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