6 passos que farão seu negócio decolar em 2018

O ano está começando e é momento de refletirmos nossas escolhas e caminhos que tomamos. Dentro desse pote de decisões estão inclusas as profissionais. Quando falamos de nossa empresa, sabemos – é quase como se fosse um filho que nasce e o criamos para ganhar o mundo.

Quando deixa-lo sair com os amigos, ir ao cinema e para a balada sozinho? Ter essa segurança de tomar tal decisão requer anos e anos de criação de valores e ensinamentos e você, em algum momento, terá de testar e saber se tudo o que fez será minimamente o bastante para que – ele ou ela – tome seu próprio caminho, de preferência o melhor.

Pense por um instante na sua startup da mesma forma: você a jogaria ao mundo, falando sobre o que ela faz, seus planos e conquistas para simplesmente ganhar exposição a todo o custo? Se a resposta for sim, já alerto…você estará correndo um enorme risco da sua ansiedade de crescer ser um grande tiro no pé.

A imprensa, assim como o mercado, não perdoa quem está despreparado. Por isso o trabalho de PR é tão importante. Será esse profissional que te ajudará a compreender quando e de que forma sua startup deve ser inserida no contexto midiático.

Ao mesmo tempo, Se sua startup estiver um pouco mais amadurecida, você terá o que dizer e muito mais condições de construir laços duradouros com formadores de opinião e o seu público. Chegou nessa etapa? Para aproveitá-la ao máximo, listei os 5 passos que farão a comunicação do seu negócio decolar em 2018.

Vamos a eles:

1 – Identifique seus objetivos

Tudo começa sabendo em qual estrada a empresa está viajando. A comunicação eficiente acompanha os objetivos de negócio dela. Antes de tudo revise seus objetivos.

Eles podem ser:

  • Aumentar os visitantes qualificados do meu site
  • Atrair novos clientes
  • Ter minha marca reconhecida
  • Me tornar uma referência em meu mercado

Serão a partir deles que o PR atuará definindo as estratégias para te ajudar a alcança-los.

2 – Tenha um pitch de produto bem definido

Quem não se diferencia, facilmente se torna mais um na multidão. Esse ponto deve ser como um mantra na sua operação. As pessoas precisam ser impactadas de um jeito único, tanto na via comercial quanto pelos meios de comunicação. Esses discursos devem “conversar” e falar a mesma coisa, mesmo que de formas diferentes. O discurso comercial é direto e focado no ROI. A mensagem ao público via imprensa e redes sociais pode ser muito mais institucional, com foco nos benefícios do seu produto.

3 – Desenvolva o seu “Truthtelling” e venda mais do que uma boa história

É o que chamo de “a evolução do storytelling”. Ninguém mais aguenta marcas que tentam passar uma imagem que não refletem o que entregam. Seu PR pode te ajudar a criar as mensagens que tocarão o coração tanto de formadores de opinião quanto dos seus consumidores. O mais interessante aqui é dizer a verdade. Você já deve ter ouvido aquele ditado “contra fatos não há argumentos”. Tê-lo em mente é meio caminho andado para não escorregar na armadilha da história perfeita.

4 – Conheça seu público como se fosse sua própria família

Todos temos aquele tio que conta piadas – nem sempre – engraçadas no almoço de domingo em família. Ou mesmo um avô que adora pavê de chocolate com banana. Ok, são só exemplos, mas os mencionei para dizer que conhecemos nossos familiares muito mais do que imaginamos. Interesses, gostos, preferências e opiniões que, inclusive criam nossas opiniões sobre eles.

Pense da mesma forma quando quiser saber quem é o seu público. Busque constantemente entende-lo como se fosse um parente. O resultado disso é você ter a grande oportunidade de saber a mensagem, o timing e o que deve oferecer a ele de um jeito único.

5 – Mantenha-se renovado aos olhos do mercado

Bater na mesma tecla é como insistir muitas vezes em um plano que está longe do sucesso. Assim como na sua operação, fazer testes de mudanças do viés que traz a história do seu produto podem fazer toda a diferença no nível de interesse que a imprensa e as pessoas de modo geral virão a ter sobre seu negócio.

6 – Tenha um PR para te ajudar nessa jornada

Como PR de muitas startups e negócios dos mais variados mercados sei bem que essa não é uma jornada fácil. Em grande parte das vezes o empreendedor sabe muito sobre seu produto, mas peca na comunicação dele. Compreendê-la como um dos pilares essenciais para o crescimento é a chave para conquistar quem você deseja.

Espero que esses insights sirvam para você dar um novo rumo a comunicação da sua empresa em 2018.

E aí, está pronto para crescer por inteiro?

Post by Lucas Paschoal

Lucas é jornalista e fundador da Híbrida Comunicação, agência de comunicação que atua como assessoria de imprensa, relações públicas, consultoria e produtora de conteúdo voltada a startups, PMEs e profissionais liberais.

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